"Foi uma
atitude de fé participar desse concurso", afirmou o jovem Gustavo
Huguenin, 25 anos, criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da
Juventude Rio2013. A partir de hoje, seu trabalho estará espalhado nos quatro
cantos do mundo.
À primeira vista
uma pessoa tímida e aparentando um misto de ansiedade e expectativa. Assim
chegou Gustavo ao Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013. Quando recebera o
telefonema, ele foi informado apenas de que deveria ir ao Rio em função do
concurso, mas sem saber que era o vencedor.
"Vinha
carregando uma certa esperança de ficar entre os finalistas. Quase não
consegui participar. Enviei meu trabalho no último dia, mas pra mim havia
sido tão forte aquela criação que fiz de tudo, parei, corri o que foi
possível para não perder essa oportunidade e acabei surpreendido com a
notícia de que havia vencido. Fui escolhido com a graça de Deus",
afirmou Gustavo.
Natural do
município de Cantagalo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, o jovem
frequenta a paróquia Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo.
Formado em Design Gráfico pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), ele
trabalha como designer gráfico e webdesigner em um escritório próprio.
"Para mim
é alegria imensa saber que o meu trabalho vai ser usado no maior evento
católico do mundo, ainda mais com Santo Padre, e que essa imagem estará
associada ao encontro pessoal que os jovens do mundo inteiro terão com Jesus
Cristo na JMJ Rio2013", destacou o designer.
De formação
católica desde a infância, ele participa de grupo de oração da Renovação
Carismática Católica (RCC) desde os 19 anos. É Ministro Extraordinário da
Sagrada Comunhão e faz parte do setor de Comunicação da RCC nacional.
"Fui conhecendo e podendo amar mais a Igreja através da Renovação. Posso
servir ao Senhor através deste movimento e das equipes pastorais da
Igreja", ressaltou.
A logomarca
Gustavo, que
nunca participou de uma Jornada, disse que acompanhou a JMJ em Madrid, ao
vivo através da internet. "Tinha um desejo muito grande de estar
envolvido nisso como jovem católico. Quando foi anunciado que a Jornada seria
no Rio, comecei a pensar que poderia haver um concurso que pudesse
participar, e poucos dias depois ele abriu. Já estava com essa esperança.
Acompanhei os meios oficiais, através do site da JMJ, e trouxe em meu coração
esse desejo do que eu poderia fazer algo", lembrou.
Para Gustavo,
era como um sonho: "Da forma como costumo fazer o trabalho com o uso de
imagem para a Igreja, foi a maneira como construí o desenho. Na Igreja temos
que colocar espiritualidade nas imagens que apresentamos. O modo como o mundo
mostra alguma coisa, aquilo tem que ser apenas belo, mas na nossa maneira tem
que ter conteúdo, carregar o significado da nossa fé".
Gustavo
recordou que, antes de começar a desenhar, leu o capítulo todo do Evangelho
de Mateus, de onde foi tirado o lema da JMJ Rio2013 "Ide e fazei
discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19) e meditou para, a partir
daquela palavra, buscar inspirações para a imagem.
"Nessa
passagem vemos que Jesus foi se encontrar com os discípulos numa montanha.
Então, já de início, não saía da minha cabeça a ideia do Cristo Redentor -
Jesus que está numa montanha. Além de ser o símbolo universal do Rio de
Janeiro, tem tudo haver com o tema. Primeiro, no processo de criação, coloco
o conceito que deve ser transmitido. Deveria ter a figura de Jesus, a figura
do discípulo e talvez alguma referência às nações. Essas três palavras, se
pudessem ser transmitidas graficamente, seriam essenciais. O Cristo consegui
passar através do cristo redentor, o discípulo está representado através do
coração, pois o discípulo é aquele que carrega Jesus no coração, e as nações
representadas através das formas que lembram o Rio de Janeiro, que naquele
momento será o coração do mundo para os jovens, acolhendo-os na
referência da montanha e do mar", concluiu.
|
"Logomarca da JMJ rio2013 é fruto da fé e da oração de um jovem"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário